Socialização e adaptação da criança na Pré-Escola
Nos dias de hoje, em que a mulher assume cada vez mais atividades fora do lar, é comum às crianças irem mais cedo para a escola, para que os pais possam ir trabalhar e não tem maneira melhor para começar a educar seu filho para sua independência como ser humano no futuro, mas para algumas crianças isso é o fim.
É comum neste início que a criança fique ansiosa, proteste para evitar enfrentar essa situação. Afinal a casa dela é um espaço onde já domina tudo e todos. Conhece tudo e sabe como conseguir as coisas com cada adulto que ela convive desde que nasceu. A escola irá lhe parecer em um primeiro momento um desafio que ela não está com vontade de enfrentar, o receio do novo.
Por mais que os pais estejam apreensivos é importante procurar não passar essa preocupação à criança, mas sim ressaltar os pontos positivos, falando bem da escola, das novidades, dos amigos e brincadeiras.
Os pais devem ainda tentar evitar falar sobre as preocupações na frente da criança o que a deixará mais apreensiva. Dorezinhas de barriga, sono, manhas são esperadas nesse contexto por conta da ansiedade ou uma maneira de se proteger, reivindicar seus direitos. Essa fase de separação pode parecer dolorosa para ambas as partes, neste caso só a partir dos quatro anos a adaptação costuma ser bem mais tranquila, pois a criança já verbaliza bem e compreende o que está acontecendo. Neste caso um ou dois dias já costumam ser suficientes para que a criança se integre no ambiente escolar.
Um aspecto difícil é muitas vezes o sentimento de culpa que passa pela cabeça dos pais de não poderem estar o tempo todo com seu filho, principalmente para as crianças que ficam período integral, mas aos poucos, pais e criança começam a confiar na escolha que fizeram e a lidar com mais tranquilidade e prazer com essa etapa que é fundamental na construção da personalidade da criança.
Artigo escrito por Cynthya Cibelle dos Anjos Brandão de Macedo
FORMAÇÃO ACADÊMICA
- Graduada em Pedagogia na UFPB, conclusão em 2008.
- Especialista em Psicopedagogia Institucional no CINTEP, conclusão em 2010.
- Especialista em Psicopedagogia Clínica no CINTEP, conclusão em 2011.
- Curso em ABA (Análise do Comportamento Aplicada), 2017
- Apraxia, 2018
- Curso das Boquinhas, 2019
- Estratégias de Ensino, 2019
Atualmente trabalha com atendimentos psicopedagógicos domiciliar.
Exelente esse trabalho para as crianças , pais e mestres